terça-feira, 16 de março de 2010

Por falar em censura...

Nossa, acordei inspirada hoje!
Querem mesmo voltar a ditadura explícita, né?
Há algum tempo vejo alguns comerciais fora do ar por motivos muito bobos.
O comercial da havaianas (da vovó falando de sexo com a neta) não era ofencivo, nem vulgar. Achei inteligente, divertido e com o mesmo toque de humor que a campanha vem trazendo ao longo de muitos comerciais.
O comercial da Devassa é mais recente, com a Paris Hilton, não entendi o motivo da censura. Todo comercial de cerveja tem um link com mulher gostosa e pelada. Agora a cerveja que tem o nome de DEVASSA não pode? Também não me ofendeu em nada.
Nunca gostei de ligações diretas como cerveja e mulher gostosa e pelada, calça jeans com liberdade (tem coisa mais claustrofóbica do que calça jeans?) e carro com "pegador".
Mas já que a cerveja se chama DEVASSA e a Paris Hilton curtiu a ideia, achei tudo a ver. Seria um absurdo, ofencivo e degradante se, no lugar da Paris, tivesse uma freira fazendo strip tease.
Não me senti ofendida pois sei que não sou "devassa" (apesar de que, pra o meu marido, no nosso quarto, quanto mais eu for, melhor).
Acho mais ofensivo propagandas de material de limpeza sempre com a mulher fazendo o papel de "dona de casa". Como assim ainda não fizeram propagandas com homens falando "sai neura", ou usando o novo limpador de privadas e etc? Lembro, vagamente, de um comercial que o homem estava lavando a louça, acho. Ele falava em divisão de tarefas, não lembro bem.
Mas, já que a mulherada está trabalhando fora de casa, que tal mostrar a nova realidade?
A realidade da mulher ser várias em uma, não é novidade.
Vamos lá publicitários, queimem a cabeça e façam algo diferente, já que é pra isso que estão sendo pagos. Mostrem a nova realidade, mostrem a divisão de tarefas.
Parem de ofender as mulheres, pois, quando assisto um comercial onde só a mulher trabalha em casa, tenho a sensação de que ela AINDA É inferior ao homem. Isso sim deveria ser censurado.

Nenhum comentário: