sábado, 9 de junho de 2007

Respeito com o cliente!!!

Cliente reclamando é dose... ainda mais quando esse cliente sou eu!
Meus textos são longos, e esse então é pra detonar mesmo!
Gostaria muito de receber comentários de todos que lerem até o fim. Obrigada.

O que você espera de um bom atendimento? Qual o procedimento que um bom gerente deve tomar quando dá tudo errado na sua compra? Quando você ouve um anuncio de TV falando que tudo pode tudo tem, qual sua expectativa ao chegar lá na loja? Pois bem, a Leroy Merlin deveria mudar sua campanha, por que além de não poder nada, não tem nada. Sábado, dia 26 de maio, fui com meu noivo em uma loja da Leroy Merlin e o atendente Daniel nos atendeu muito bem, teve a maior paciência, atenção e sempre com sorriso no rosto. Ótimo, ponto positivo. Escolhemos o azulejo que queríamos, e a faixinha para decorar a nossa cozinha. Ficamos de voltar lá dia 2 de Junho (sábado seguinte) para comprarmos o que tínhamos escolhido. Como tenho pós graduação, só meu noivo foi. De noite, me contou que estava tudo pago à vista, e que no domingo era para irmos lá retirar a nossa mercadoria e que não valia a pena pagar o frete que, para a cidade de Santos, custa R$250,00. Ele me contou que comprou 26 caixas de azulejos e a loja tinha 28. No domingo, 3 de Junho, às 14h estávamos lá. Depois de uma espera de quase uma hora um funcionário nos disse que deu defeito na empilhadeira mas que já estavam resolvendo o problema e que não demoraria muito para nos entregar as 26 caixas de azulejos mais os 10 metros das faixinhas de decoração. Já eram quase 16h e o funcionário volta com a bela notícia: A empilhadeira tombou e quebrou todos os azulejos das 26 caixas e das faixinhas. Perguntei o que poderia ser feito e ele achou melhor que conversássemos com o gerente, o Marcário. Quando ele chegou, meu noivo explicou a situação e perguntou o que ele, como gerente, poderia fazer para que a gente não perdesse os azulejos, as faixinhas e o tempo, afinal chegamos lá eram 14h e esperamos até as 16h para nos avisarem da perda de todo material. Marcário, o gerente, sem o menor cuidado, nem atenção, nem respeito, nos informa que a única coisa que ele poderia fazer é nos indicar para a outra loja, para retirar lá o nosso material. Só que estávamos na Leroy Merlin do Morumbi e as outras ficam muito fora de mão, visto que nosso apartamento é em Santos. Eu perguntei se ele não poderia nos dar um desconto, já que perdemos tempo e gastaríamos com gasolina e pedágio. O gerente negou esse pedido. Perguntei se eu poderia nos dar algo extra,como frete grátis ou desconto no frete, também foi negado. Perguntei se tinha como mandar buscar os azulejos das outras lojas e novamente o pedido do cliente foi negado. Então pedi o nosso dinheiro de volta e o gerente nem fez questão de conversar, se explicar, pedir desculpa, nada. Pegamos o dinheiro e fomos para a C&C. O que quero saber é, como uma loja do porte da Leroy Merlin, não tem estoque, como eles não tem alguém de plantão para solucionar esse tipo de problema, como eles, vendo que tem 28 caixas e que no dia seguinte sobrariam apenas 2, não se preocuparam em completar o estoque? Como uma loja do porte da Leroy Merlin admite uma pessoa desqualificada para ser gerente? Uma pessoa sem o menor preparo para tratar o cliente, sem a menor boa vontade. Eu, como cliente, esperava mais de uma loja que apresenta em seus comerciais a frase: TUDO PODE TUDO TEM. Na Leroy Merlin nada pode e nada tem. Não tem estoque Não tem cuidado com o material já pago, à vista. Não tem o devido treinamento para qualificar a gerência. Não tem gerente qualificado. Não tem respeito pelo cliente que ficou esperando duas horas para avisar que, por descuido, quebraram tudo. Não tem a decência de pedir desculpas, nem isso eu e meu noivo ouvimos da boca desse gerente. Não tem o mínimo de boa vontade, pois na condição de gerente ele deveria tentar de tudo para não perder a venda e muito menos o cliente. Como gerente, Marcário, deveria me convencer de não perder a compra, de se mostrar interessado pelo problema e se oferecer para ir comigo até a outra loja ou, no mínimo, ligar para a outra loja e conversar com o outro gerente e perguntar se poderia trazer o material. Depois de ter feito qualquer tipo de tentativa, perguntar se realmente eu ia querer o dinheiro de volta. Pedir desculpas pelo constrangimento, pela perda de tempo, pela dor de cabeça que me causou. Certeza, depois dessa atenção toda, desse cuidado, eu iria, mesmo que contrariada, até a outra loja, porém eu ficaria mais feliz com o bom atendimento. Fiquei pensando no Daniel, um ótimo vendedor. Perdeu a venda e, se tiver, a comissão também. Saí da Leroy Merlin decepcionada, revoltada com o péssimo atendimento desse gerente, Marcário. Será que é isso que os clientes devem esperar da Leroy Merlin? Um verdadeiro descaso com o cliente? Um cliente não faz diferença? Não vale a pena conquistar o cliente? Ainda mais quando é a primeira vez que vai comprar? Será que pode mesmo fazer isso? Pode descartar um cliente em potencial? Um cliente que queria comprar azulejos para a reforma na cozinha e que é certeza de que voltaria na Leroy Merlin novamente já que não ia ser a primeira reforma e nem só a cozinha iria receber azulejos novos. Que espécie de treinamento se dá? Ou será que não tem e a Leroy Merlin pega qualquer um e oferece o cargo de gerente? Na Leroy Merlin nada pode e nada tem para oferecer ao cliente que perde 2 horas esperando os azulejos e recebe a noticia de que não terá o que comprou. No site diz que para manter nosso profissionalismo a Leroy dá atenção ao cliente, a Leroy apresenta um comércio dinâmico e assumi e delega responsabilidades. Não vi nada disso. Nunca mais volto na Leroy Merlin, e como publicitária, sei que a melhor propaganda é a que corre de boca em boca. A propaganda negativa faz mais efeito que a positiva.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nê (olha as intimidade..hehe) ... adorei o texto da Leroy!!! O final é ótimo além de ser liquido certo e seguro neh..!!
Engraçado q a gente aprende tanto isso na faculdade, tantas tecnicas de atendimento e fidelização e msm assim percebe como isso é pouco aplicado o q realmente é uma infelicidade pq como vc escreveu no blog, a propaganda negativa funciona mais q a positiva

Vou virar visitante do blog!! hehehe

Anônimo disse...

Nê!!!
Estou impressionada com isso meu! cadê o respeito ao cliente? cade a o marketing pessoal desse atendente? cadê a fidelização do cleinte? cadê o respeito com o próximo nesse pais? beijosss

Diário de uma frase só disse...

É uma pena isso. Vale o alerta.

Anônimo disse...

É estou vivendo um problema bastante parecido com o seu...sinceramente, não como falar em táticas de vendas e fidelização de clientes com a Leroy. Acredito que qualquer pessoa pode ser gerente deles.
Minha vontade é pôr fogo na leroy.

Abração.
J.Ricardo.